quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Quem sou como professora e aprendiz

Venho construindo minha prática pedagógica a cada dia, procurando me integrar das novas metodologias e estratégias de ensino, tentando entender a visão de mundo do meu aluno, como ele vive o que pensa em relação a si mesmo e a escola, e seu relacionamento familiar.

Acredito na parceria entre professor e aluno, na qual o professor também aprende ao ensinar, atuando como parceiros na busca, seleção e articulação de informações significativas integrando-as aos conhecimentos já adquiridos considerando a bagagem de experiência do aluno e construindo novos saberes.

Penso eu que as mudanças estão acontecendo a todo o momento em diversos setores, e a educação não está fora disso. As diferentes mídias chegam às escolas e nós, professores, precisamos estar preparados para essas mudanças. Nessa nova prática pedagógica devemos ser os mediadores, fazendo observações, analisando, orientando, investigando e criando condições para que nossos alunos aprendam de forma contextualizada, significativa, adequada e prazerosa, proporcionando assim a construção do seu conhecimento.

.Sabemos que nunca se teve tanta informação que chegam ao mesmo tempo, até nós e nossos alunos, então devemos desenvolver em nossos educandos competências cognitivas necessárias para saber lidar com essas informações. Para que isso aconteça precisa ter um novo perfil de aluno e professor.

Após ter participado de vários cursos de formação continuada, pude refletir minha pratica pedagógica, observando que tive grandes mudanças de paradigmas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário