Após assistir a entrevista de Ladislau Dowbor, vemos que a densidade do conhecimento está aumentando e temos a necessidade de adquiri-lo em todas as áreas de aprendizagem. Não adianta só mudar o currículo, precisamos pensar nenhuma escola com educação no sentido mais amplo, ter uma escola menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento e articuladora nos diversos espaços. Para isso o professor tem que ser o mediador. Ele precisa de uma nova postura, ir em busca de uma aprendizagem continuada para reconstruir sua prática pedagógica voltada para o conhecimento e para as novas tecnologias. Sendo assim o aluno poderá construir seu conhecimento de forma significativa.
Sabemos que as pessoas adquirem informações de várias maneiras, vamos pensar em uma delas, a televisão, que está presente em quase todos os lares, que transmite tanta coisa desnecessária que em vez de formar cidadãos desinforma. Se ela usasse sua potencialidade de maneira inteligente, daria um grande salto na educação. A escola por sua vez precisa ser mais articuladora do conhecimento e não ficar repedindo a cada ano a mesma coisa.
O volume de informações é muito grande, precisamos selecionar as mais significativas, e de certa maneira a metodologia tem que ser mais centralizada em todo esse processo.
Nós educadores precisamos ter uma visão de futuro e ensinar a nossos alunos aquilo que ele precisará daqui a alguns anos quando entrar no mercado de trabalho. Dowbor ainda diz mais “hoje tem que estudar a vida inteira, acabou o tempo que estudava, depois trabalhava e depois aposentava”.
Sabemos que as pessoas adquirem informações de várias maneiras, vamos pensar em uma delas, a televisão, que está presente em quase todos os lares, que transmite tanta coisa desnecessária que em vez de formar cidadãos desinforma. Se ela usasse sua potencialidade de maneira inteligente, daria um grande salto na educação. A escola por sua vez precisa ser mais articuladora do conhecimento e não ficar repedindo a cada ano a mesma coisa.
O volume de informações é muito grande, precisamos selecionar as mais significativas, e de certa maneira a metodologia tem que ser mais centralizada em todo esse processo.
Nós educadores precisamos ter uma visão de futuro e ensinar a nossos alunos aquilo que ele precisará daqui a alguns anos quando entrar no mercado de trabalho. Dowbor ainda diz mais “hoje tem que estudar a vida inteira, acabou o tempo que estudava, depois trabalhava e depois aposentava”.
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