Plano de Atividade a ser desenvolvida com os alunos
Tema: Rumo a Copa 2010
Justificativa:
Em período de Copa do Mundo, evento mundial, as pessoas são movidas por um entusiasmo crescente que desperta a paixão pelo país. Diante do interesse do público alvo, adolescentes e jovens, que motivados pela preparação para a Copa 2010, são direcionados para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, conduzidas pela orientação dos educadores com intuito de oportunizar conhecimentos gerais sobre os países participantes de forma a desenvolver capacidades de formação integral do individuo.
Objetivos:
• Promover maior conhecimento dos países participantes e da realidade do mundo em que vivemos;
• Despertar no educando o interesse pela prática desportiva e identificá-la como importante como elemento para melhoria da qualidade de vida;
• Oportunizar condições de fazer uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola para a construção de conhecimentos sólidos e significativos;
• Favorecer o relacionamento interpessoal entre os pares interagindo de maneira responsável e prazerosa;
Metodologia:
1 – Pesquisa na Internet:
Os alunos que já foram capacitados para o uso de pesquisa na Web e programa scribus, deverão entrar na página da Wikipédia e pesquisar por Copa 2010, navegar através dos links de países participantes e seus respectivos dados, países que já foram campeões, quantas vezes e país penta campeão e mascote.
2 - Organizar uma produção informativa utilizando o programa scribus:
Com no mínimo 5 páginas ,utilizando o Scribus;
Salvar esse trabalho como COPA 2010 para ser apresentado a comunidade escolar;
Todas as figuras utilizadas deverão ficar na pasta de imagens.
Os textos pesquisados devem constar como link na produção.
Orientações:
• Na página mestre colocar:
- identificação do assunto
- numeração das páginas
- uma pequena ilustração relacionada ao assunto que poderá ser o mascote da Copa 2010.
Página 1
Listar os paises participantes da Copa 2010 com suas respectivas bandeiras;
Identificar os países que já foram campeões e quantas vezes;
Página 2
Breve descrição do país sede da Copa 2010, destacando:
Localização;
Bandeira;
Clima;
População;
Principais cidades;
Economia;
Educação;
Esporte;
Cultura
Pagina 3
Paises que já foram campeões 1 ou 2 vezes: breve histórico;
Pagina 4
Paises que já foram campeões 3 ou 4 vezes: breve histórico;
Pagina 5
Pais que é penta: breve histórico;
OBS: Apresentação das produções feita pelo autor para sua sala, utilizando o data show.
Deverá ser escolhida pela turma uma produção a ser apresentada para a comunidade escolar.
3 – Atividades desenvolvidas em sala de aula:
Arte/Religião/Matemática: Confecção das bandeiras;
Educação Física: Realização de Jogos Interclasses, com times representando os países participantes da copa 2010;
História/Geografia/Línguas: Pesquisa sobre os países participantes e seus respectivos dados, países que já foram campeões, quantas vezes e país penta campeão e mascote.
Avaliação:
Será contínua, com observações feitas no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Bibliografia:
http://www.suapesquisa.com/copa/bandeiras_copa.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2010
Culminância:
Abertura com desfile das bandeiras caracterizando os países;
Apresentação em Data Show da produção escolhida.
Jogos interclasses com alunos representando os países participantes da Copa.
Bibliografia:
http://www.suapesquisa.com/copa/bandeiras_copa.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2010
Grupo Ituiutaba:
Girlene Aparecida dos Santos Nunes;
Helena Maria Zanotto;
Zeila D’Aquino de Queiroz.
Tema: Rumo a Copa 2010
Justificativa:
Em período de Copa do Mundo, evento mundial, as pessoas são movidas por um entusiasmo crescente que desperta a paixão pelo país. Diante do interesse do público alvo, adolescentes e jovens, que motivados pela preparação para a Copa 2010, são direcionados para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, conduzidas pela orientação dos educadores com intuito de oportunizar conhecimentos gerais sobre os países participantes de forma a desenvolver capacidades de formação integral do individuo.
Objetivos:
• Promover maior conhecimento dos países participantes e da realidade do mundo em que vivemos;
• Despertar no educando o interesse pela prática desportiva e identificá-la como importante como elemento para melhoria da qualidade de vida;
• Oportunizar condições de fazer uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola para a construção de conhecimentos sólidos e significativos;
• Favorecer o relacionamento interpessoal entre os pares interagindo de maneira responsável e prazerosa;
Metodologia:
1 – Pesquisa na Internet:
Os alunos que já foram capacitados para o uso de pesquisa na Web e programa scribus, deverão entrar na página da Wikipédia e pesquisar por Copa 2010, navegar através dos links de países participantes e seus respectivos dados, países que já foram campeões, quantas vezes e país penta campeão e mascote.
2 - Organizar uma produção informativa utilizando o programa scribus:
Com no mínimo 5 páginas ,utilizando o Scribus;
Salvar esse trabalho como COPA 2010 para ser apresentado a comunidade escolar;
Todas as figuras utilizadas deverão ficar na pasta de imagens.
Os textos pesquisados devem constar como link na produção.
Orientações:
• Na página mestre colocar:
- identificação do assunto
- numeração das páginas
- uma pequena ilustração relacionada ao assunto que poderá ser o mascote da Copa 2010.
Página 1
Listar os paises participantes da Copa 2010 com suas respectivas bandeiras;
Identificar os países que já foram campeões e quantas vezes;
Página 2
Breve descrição do país sede da Copa 2010, destacando:
Localização;
Bandeira;
Clima;
População;
Principais cidades;
Economia;
Educação;
Esporte;
Cultura
Pagina 3
Paises que já foram campeões 1 ou 2 vezes: breve histórico;
Pagina 4
Paises que já foram campeões 3 ou 4 vezes: breve histórico;
Pagina 5
Pais que é penta: breve histórico;
OBS: Apresentação das produções feita pelo autor para sua sala, utilizando o data show.
Deverá ser escolhida pela turma uma produção a ser apresentada para a comunidade escolar.
3 – Atividades desenvolvidas em sala de aula:
Arte/Religião/Matemática: Confecção das bandeiras;
Educação Física: Realização de Jogos Interclasses, com times representando os países participantes da copa 2010;
História/Geografia/Línguas: Pesquisa sobre os países participantes e seus respectivos dados, países que já foram campeões, quantas vezes e país penta campeão e mascote.
Avaliação:
Será contínua, com observações feitas no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Bibliografia:
http://www.suapesquisa.com/copa/bandeiras_copa.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2010
Culminância:
Abertura com desfile das bandeiras caracterizando os países;
Apresentação em Data Show da produção escolhida.
Jogos interclasses com alunos representando os países participantes da Copa.
Bibliografia:
http://www.suapesquisa.com/copa/bandeiras_copa.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2010
Grupo Ituiutaba:
Girlene Aparecida dos Santos Nunes;
Helena Maria Zanotto;
Zeila D’Aquino de Queiroz.
Caras colegas vocês estão de parabéns na execusão de seus trabalhos.
ResponderExcluir