segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Fichamento

FICHAMENTO
Filmes / Programas
CAMINHOS DA ESCOLA - EPS. 06 - TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
• Sinopse
Nesse episódio do Caminhos da Escola as tecnologias vão invadir as salas de aula. Em Serrana, interior de São Paulo, professores e alunos mudaram a maneira de ensinar a partir dessas tecnologias. O programa traz também a atriz e poetisa Elisa Lucinda para uma bate papo sobre literatura, televisão e educação. E os alunos da Escola Hermínio Pagotto, em Araraquara, SP cumprem o desafio e apresentam a cartilha que fizeram sobre a preservação das abelhas indígenas.
• Duração
50'00'' minutos
• Série
CAMINHOS DA ESCOLA
• Disciplina
Educação
• Palavras chave deste vídeo
Caminhos da escola, ensino médio, tecnologias na educação, EE Pedro Álvares Cabral, EMEF do Campo Hermínio Pagotto
Resumo
O programa mostra três escolas, Escola Estadual Pedro Álvares Cabral, no Rio de Janeiro, Escola Municipal Professora Maria Celina em Serrana interior de São Paulo e a Escola Municipal Heminio Pagotto em Araraquara SP.
A Escola Pedro Álvares Cabral no Rio de Janeiro, um aluno do terceiro ano mostra para repórter toda a escola e fala dos projetos apresentados, e por que a informática pode mudar a maneira do aluno estudar. Nesta escola os alunos participam de trabalhos no auditório como: canto, teatro dança, arte, e outros. Essas atividades diversificadas ajudam em todas as disciplinas curriculares.
Depois mostra a Escola Municipal Professora Maria Celina que é referência no interior de SP. Mas que nem sempre foi assim, pois cinco anos atrás enfrentava vários problemas e foi recuperada. Ela possui 11 salas de aula com lousa branca e 5 salas com carteiras digitais. Os profissionais da escola dizem que se percebe uma nova postura dos professores e alunos, pois as aulas são mais interessantes e o aluno trás um conhecimento diferenciado, pois eles participam mais e quase não há evasão. Os professores deram depoimentos dizendo que não foi fácil no inicio, pois muitos não sabiam quase nada de informática. Hoje eles percebem que a mudança foi muito grande e positiva. Eles participam de cursos do Proinfo. Sair do tradicional e ir para uma sala digital incluiu toda uma preparação. A escola teve que se adequar, mais a tecnologia sozinha não faz nada, tem o trabalho do professor e da família. O professor tem que buscar ir atrás, oferecer coisas que tem sentido para o aluno, coisas que eles vivenciem.
Voltando a Escola Estadual Pedro Álvares Cabral, os alunos entrevistam Elisa Lucinda, poetisa, escritora, diretora, autora, atriz, lançou livros, trabalhos em telenovelas e teatro. Ela mantém a dez anos a Escola de Poesia Viva, que ensina os alunos a fazer versos. Diz que estudou para ser professora, mas é inquieta, queria ser atriz então fazia o jornal da TV capixaba e à noite estudava teatro. Falou de sua vida profissional e recitou poesias.
A Escola Municipal Hermínio Pagotto em Araraquara SP, os alunos juntamente com a professora estudaram sobre as abelhas indígenas que já estão a caminho da extinção e instituíram uma cartilha. O objetivo dessa cartilha é orientar o produtor rural a criar esse tipo de abelha que é muito importante para o ecossistema. O trabalho foi apresentado na escola pelos alunos, aos pais e a comunidade local. Ao final do trabalho o grupo se reuniu para avaliar o que aprenderam e a professora disse que ela também aprendeu muito com a pesquisa dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário