segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Experiência de navegar livremente

Nesse momento de grande desenvolvimento tecnológico. Navegar é preciso...
Nossa experiência com a navegação a deriva foi de grande proveito. Passamos por uma grande variedade de blogs, sites diversos que nos levaram a refletir sobre o quanto podemos descobrir através da navegação livre por links, que se apresentam em forma de imagens, animações, sons, palavras de maneira não linear, navegando por caminhos determinados pelo interesse do internauta, que amplia sua visão sobre o assunto em questão ou até descortina outros temas que sejam relacionados ao inicial. Navegar por hipertexto tem um ar de aventura, de descobrimento de um vasto universo a ser conhecido e a ser, em última instância, inventado.
Podemos criar e participar das produções através da Wikipédia, copiando, modificando e redistribuindo os textos, desde que a nova versão garanta as mesmas liberdades a terceiros e atribua créditos a autores que foram utilizados. Portanto, é preciso produzir com conhecimento e elaborar de forma criativa e crítica os textos a serem postados.
Os hipertextos apontam para a aquisição de uma leitura dinâmica, veloz e colaborativa para uma aprendizagem associativa em que o usuário informalmente, e por fatores motivacionais, realiza aprendizagens significativas ampliando ainda mais os conhecimentos, pois a leitura dos links possibilita uma visão mais aprofundada do assunto que está sendo pesquisado, através de vários caminhos.
É algo novo que exige compreensão, mudança de paradigmas, novas aprendizagens que implica na aquisição de uma nova competência para encontrar e selecionar informações, para não corrermos o risco de perdermos o foco principal.

Grupo Ituiutaba,

Girlene, Helena e Zeila

Nenhum comentário:

Postar um comentário