Para avaliar o processo de implantação da radioescola, o grupo de educadores envolvido com o projeto elaborou enquetes destinadas aos alunos, para mensurar o grau de expectativa e autoavaliação de sua participação, envolvimento e modificação de comportamento em função do projeto. E para os professores, avaliando processos de transformação destacadas, quanto ao interesse, participação, aprendizagem e assiduidade desses alunos em sala de aula. Essa avaliação foi muito positiva: a autoavaliação dos alunos diretamente envolvidos no projeto concretizou as expectativas iniciais, uma equipe nivelada, refletindo a contribuição do processo de implantação da radioescola, como instrumento eficaz de ensino e aprendizagem para a formação integral dos educandos, exercício da cidadania e suporte para o letramento, leitura, escrita e oralidade. Portanto a equipe de educadores diante de resultados motivadores encontra-se sensibilizada para a mudança de paradigmas, tornando a comunicação entre alunos e professores mediadora de diálogo, conhecimento e cultura.
Percebe-se com o processo de implantação da Rádio na Escola que os alunos envolvidos no projeto apresentam mudança de comportamento, participação no trabalho em equipe, fortalecimento das relações interpessoais, alunos/professores, escola/família, comunidade escolar/representantes de entidades da sociedade, concretizando o uso de poderoso instrumento de veiculação de informações e pensamentos.
A equipe de educadores envolvidos no projeto, diante dos resultados apresentados no processo de implantação da radioescola, vislumbra um maior interesse por parte dos alunos para a leitura e pesquisa, além de aprenderem a questionar e apresentar suas idéias de forma crítica e construtiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário