Apesar de estarmos trabalhando os mesmos CBCs, estaremos inovando nossas práticas pedagógicas, pois como diz SOUZA e MANTANORANI (2002) ”O computador se tornou um excelente aliado do professor, não apenas no que se refere ao acesso à informação, mas também, no que diz respeito ao desenvolvimento da autonomia, da criticidade e da auto-estima do aluno. O aluno deixa de ser um mero receptor de informações e passa a ser responsável pela aquisição de seu conhecimento, quando começa a usar o computador para buscar, selecionar e inter-relacionar informações significativas e, também, no momento em que passa a compor suas próprias idéias a partir do resultado de sua busca.”
A responsabilidade do educador atualmente é muito mais ampla do que transmitir conhecimentos, é necessário que ele conduza de maneira consciente , as modificações do mundo atual, para que o educando não se torne um mero escravo da máquina, e saiba de maneira crítica usufruir dela para o seu crescimento.
É função nossa como educadores, contribuir com a formação do educando de maneira que ele seja capaz de organizar o seu próprio conhecimento da melhor maneira possível e aplicá-lo à sua vida diária, favorecendo-lhe igualdade de oportunidade, formando indivíduos responsáveis pela construção do futuro da humanidade e do planeta Terra.
A responsabilidade do educador atualmente é muito mais ampla do que transmitir conhecimentos, é necessário que ele conduza de maneira consciente , as modificações do mundo atual, para que o educando não se torne um mero escravo da máquina, e saiba de maneira crítica usufruir dela para o seu crescimento.
É função nossa como educadores, contribuir com a formação do educando de maneira que ele seja capaz de organizar o seu próprio conhecimento da melhor maneira possível e aplicá-lo à sua vida diária, favorecendo-lhe igualdade de oportunidade, formando indivíduos responsáveis pela construção do futuro da humanidade e do planeta Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário